segunda-feira, 13 de março de 2017

13 - Cultive uma voz baixa e suave

Cultive uma voz baixa e suave


      Muito já se tem dito, comentado e debatido que o homem é um animal social e político e, uma das coisas que diferem de outros animais é que temos o dom da fala.
     A voz que nós emitimos é pura energia e muita vibração.  Ela transmite emoções, sentimentos como o nosso bem-estar, tranqüilidade, nervosismo, verdade e mentiras, tristeza e alegria.
     Quando falamos aqui baixa, não quer dizer muito baixa e lenta demais, pois pode indicar insegurança, medo, timidez ou quem sabe vontade de não querer falar.
     Agora, a voz alta, estridente é um grande desconforto para quem a ouve, mas, pode indicar também que a pessoa é insegura, ansiosa, desequilibrada, ou usa da voz alta para dominar o outro.
     A voz baixa e suave, é calma, agradável, de se ouvir. Faz bem para quem fala e para quem ouve. Transmite tranqüilidade, equilíbrio e educação.

     Você já ouviu a sua voz e, já percebeu que parece diferente em vários momentos, assim, pela manhã, à tarde e quando cantamos no banheiro ou quando lemos um livro em voz alta. Em todos estes exemplos precisamos buscar o senso comum com harmonia, pois a sua voz é única e nela mostra muito do nosso caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário