quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dicas de Informática

Manter-me Conectado
por: Josi Passarelli

     Serviços de email e redes sociais possuem a opção “Manter-me conectado” para que os usuários não precisem digitar seus logins e senhas a cada vez que desejarem acessar suas contas. Isso pode ser muito útil para qualquer pessoa que não divida o computador, mas quando isso é feito em computadores públicos, o perigo é grande.
     Computadores de lan houses e universidades são utilizados por muitas pessoas em períodos curtos. A qualquer momento pode surgir um usuário que, ao perceber que algum serviço já está logado, altera dados e insere informações caluniosas sobre a vítima, que só vai perceber os danos muito mais tarde.
     Métodos de proteção:
     O modo mais básico para se proteger deste tipo de invasores é evitando marcar as caixas de seleção com dizeres similares a “Manter-me conectado” ou “Keep me loged in” (para sites em inglês). Mas também é importante que, ao final das sessões de utilização, cada usuário clique sobre os botões de saída do sistema.
     Outra opção bastante recomendada é apagar o histórico e os cookies do navegador. Há a possibilidade de utilizar as janelas privadas dos navegadores. Dessa maneira, não são salvos endereços, cookies, histórico ou sessões iniciadas por qualquer usuário. Também é de suma importância que, em hipótese alguma, as senhas digitadas no computador sejam salvas.
     Jossi Passarelli é Técnica em Informática. E dá dicas de informáticas em seu blog: “Mulheres na Informática” e também para o Boletim Informativo Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário