segunda-feira, 22 de abril de 2019

Criação do Município de Albuquerque Lins



Lins, um século de história
(Faltam 364 dias)

Criação do Município de Albuquerque Lins

Estação de Albuquerque Lins em foto tirada no dia 26/06/19

Durante a 27ª Sessão Ordinária realizada no dia 10 de setembro de 1919, pela Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, que foi presidida pelo Sr. Almeida Prado, o deputado Piza Sobrinho pediu a palavra e discursou sobre dois projetos de Lei de interesse para a atual cidade de Lins e sua história.
...”Sr. Presidente, pedi a palavra para justificar, em breves considerações, dois projetos de lei de real interesse para a zona que mais diretamente tenho a honra de representar nesta Casa. Um deles se refere à elevação a Município do Distrito de Paz de Albuquerque Lins, desmembrando do município de Pirajuí, comarca de Bauru. Albuquerque Lins, Sr, Presidente, é uma das circunstância dessa região maravilhosamente fértil, a Noroeste do Brasil, que melhores elementos conta para uma fácil e próspera vida autônoma. O seu ubérrimo solo não é, como muitos dos nossos municípios, formado de extensos latifúndios, o que representaria sempre um sério obstáculo para o seu rápido desenvolvimento. Ao contrário, divide-se o ora grande distrito de paz em pequenas propriedades, intensamente cultivadas por uma numerosa e ativa população, cheia de energia e de inteligentes iniciativas. Os documentos que acompanham o projeto que vou ter a honra de enviar à Mesa, demonstram cabalmente o quanto é justa a aspiração do laborioso povo de Albuquerque Lins”...
...”Penso ter demonstrado, apesar de sinteticamente, a justiça da aspiração do povo de Albuquerque Lins, encontrando a digna Comissão de Estatísticas mais fartas informações nos documentos que acompanham o meu projeto”...
Em ato contínuo, o deputado Piza Sobrinho encaminhou à Mesa, sendo lido, julgado objeto de deliberação e enviado à Comissão de Estatística, Divisão Civil e Judiciária, o Projeto de Lei n° 11,  a qual foi aprovado em 1ª e 2ª discussões, criando o Município de Albuquerque Lins, na Comarca de Bauru.
No dia 20 de novembro de 1919, no Expediente da 60ª Sessão Ordinária, sob a presidência do Sr. Antônio Lobo, foi submetida à discussão, e sem debate aprovada, pela Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, a redação do Projeto de Lei nº 11, de 1919, cuja redação, impressa e distribuída, proporcionou a remessa do referido projeto ao Senado.
E, no dia 27 de dezembro de 1919, foi promulgada a Lei Estadual nº 1.708, criando o município de Albuquerque Lins, a qual foi instalada no dia 21 de abril de 1920.

“Texto extraído do Jornal Correio de Lins de 21 de abril de 1927, pelo Historiador José Ramos Antunes em sua coluna História & História”. E, foto divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário