segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Presépio cena do nascimento do menino Jesus em nossos corações


Presépio da Igreja de Santa Luzia em Lins
     O Presépio retrata o nascimento de Jesus Cristo. É um gesto importante no seio das famílias católicas que, ajuda a preparar o momento da chegada do menino Jesus. O Presépio normalmente é montado no 4º domingo que antecede o dia do Natal, dia 25 de dezembro. A Igreja Católica chama esse período de Advento (Tempo litúrgico que antecede o Natal).
     O Presépio deve ser desmontado no dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, onde a Igreja celebra a Epifania do Senhor.
     A palavra presépio vem do latim "Praesaepe", estrebaria ou curral. Sua origem é datada de 1223, seculo XII, quando São Francisco de Assis montou em uma gruta, na Itália, com o objetivo de facilitar as pessoas, o entendimento do nascimento de Jesus Cristo.
     Já, no Brasil, narra a história que o Padre José de Anchieta montou o presépio em 1552, para os índios e os colonos portugueses para catequizá-los.
     O Presépio significa paz e alegria como diz o Evangelista Lucas no Evangelho Lucas 1,39-45 da visita de Maria à Isabel.

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

     Podemos ver no Presépio que o menino Jesus não esta ainda deitado na manjedoura, pois, hoje é véspera de Natal. A partir de amanhã todos os Presépios do mundo recebe o menino Jesus formando assim a cena do nascimento de Jesus Cristo.
     Lembre-se que este momento em que o Espirito de Natal onde a confraternização nós une a família, que os nossos corações possa ser tocado com o amor de Cristo.
Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário