quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Manoel Ramires representou Lins no Mapa Cultural Paulista


Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista 2014,
expressão Artes Visuais
- Fotografia -.





     Aconteceu no primeiro sábado, dia 2, do mês de agosto, o encerramento do Mapa Cultural Paulista, com a Fase Estadual, realizada na Capital, na Praça das Artes, Avenida São João, 281, centro de São Paulo.


      O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.


     Todos os artistas selecionados para a Fase Estadual participarão do Catálogo que será produzido pela Abaçaí Cultura e Arte e receberão uma cota de 10 (dez) exemplares do mesmo. Além de terem suas obras divulgadas em todo o Estado de São Paulo através da circulação dos catálogos. 
  
Ramires ao lado das 3 obras fotografias









Painel com as fotografias













     O fotógrafo, jornalista, escritor (membro da Academia Linense de Letras), historiador e agente comunitário Manoel Ramires, representou a cidade de Lins no Mapa Cultural Paulista, na categoria Artes Visuais - Fotografia, promovido pela Diretoria de Cultura de Lins que tem como seu Diretor o competente e amigo da cultura linense Francisco Di Mauro Júnior.



     Depois de vencer a seletiva municipal, as obras do fotógrafo Manoel Ramires, seguiu para a vizinha cidade de Guaiçara "Berço das Flores", na Estação Criatividade, um espaço destinado à cultura que tem a frente o dinâmico Diretor Marcelo Garcia, da Diretoria de Cultura e turismo de Guaiçara, onde, disputou com várias outras obras de diversos artistas da região como: Lins, Bariri, Bauru, Jaú, Guaiçara, Itapuí, Lençóis Paulista, Pederneiras, Pirajuí e Promissão, voltando a vencer a etapa regional.
 
Ramires e o ProfessorAntôno Santoro
      E no sábado dia 02 de agosto, aconteceu a cerimônia de encerramento do Mapa Cultural Paulista edição 2013/2014, conforme extensa programação:

     - As 15hs, Palestra e Fórum com o professor Antônio Santoro;

     - Das 16:30 às 17 hs, Coffee Break;

     - Das 17 às 18hs, Comentários do Prof.  Santoro junto aos selecionados no salão de exposição e em todo percurso da mostra;

     - Das 18 às 18:30hs, show artístico;

     - Das 18:30 ás 19:30 hs, premiação;

     - A partir das 19:30hs, Vernissage /Coquetel aos participantes.

     - A mostra continuará aberta ao público até o dia 12 de agosto de 2014, entre às 9h e 22h. na Praça das Artes, avenida São João, 281, centro de São Paulo.


       O Mapa Cultural Paulista foi criado em 1995, e tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicações e com pouca visibilidade no meio cultural.

     Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido. Na fase estadual apresentam-se na capital paulista e ao final, cada expressão artística, a seu modo, circula sua produção pelo Estado. Teatro, Dança, Artes Visuais (Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste mapeamento cultural de São Paulo (texto extraído do catálogo de programa).

     O fotógrafo linense Manoel Ramires já participou diversas vezes do Mapa Cultural Paulista, chegando na fase estadual, por duas vezes; edição 2007/2008 com o tema “Flores que você vê e não Colhe” (10 obras); e nesta edição 2013/2014 com o tema “Um olhar dinástico de sobrevivência” (3 obras).

     Das obras: Três fotografias coloridas, de tamanhos 20 x 30cm.

     Série: “Meio ambiente, uma visão dos dinossauros e humana de sobrevivência”;

     Sequência das fotos: Ar, Luz e Vida.

     As fotos retratam árvores fotografadas de baixo para cima, focando suas folhas no alto. Estas árvores foram fotografadas no Horto Municipal de Lins. 
 
Ramires, Prof. Santoro, Larissa Suzuki e sua mãe (Guaiçara)

Ramires e Toninho Macedo Diretor Cultural da Abaçaí


                              Sequência das Obras fotográficas:
 

                                         Foto nº 1 - Ar
 
                                          Foto nº 2 - Luz
 
                                           Foto nº 3 - Vida
 

     Poesia da obra – por Manoel Ramires: 
    “Existem varias histórias do desaparecimento dos dinossauros da terra. Uma delas e a falta de alimentação. Com as fotos, fotografadas de baixo para cima, mostra a visão dos dinossauros em busca de sua comida no alto das copas das árvores. Como esses animais eram grandes e pesados, eles pisavam nos brotos das árvores e destruíam as novas plantas, mudas, de fundamental importância para sua sobrevivência. A analogia, aqui, nas fotos representadas, nos remete aos dias de hoje, quando a humanidade, andam a velocidade da luz a procura de um novo espaço e, as pessoas sempre correndo em busca do progresso e se esquecem de olhar para trás nas fontes de sobrevivência, quanto, ao desgaste da terra, a poluição dos rios e do ar, e também a falta de humanidade com a vida. E é na sobra de uma árvore que nos revela a verdadeira luz da vida”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário