quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Manoel Ramires representou Lins no Mapa Cultural Paulista


Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista 2014,
expressão Artes Visuais
- Fotografia -.





     Aconteceu no primeiro sábado, dia 2, do mês de agosto, o encerramento do Mapa Cultural Paulista, com a Fase Estadual, realizada na Capital, na Praça das Artes, Avenida São João, 281, centro de São Paulo.


      O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.


     Todos os artistas selecionados para a Fase Estadual participarão do Catálogo que será produzido pela Abaçaí Cultura e Arte e receberão uma cota de 10 (dez) exemplares do mesmo. Além de terem suas obras divulgadas em todo o Estado de São Paulo através da circulação dos catálogos. 
  
Ramires ao lado das 3 obras fotografias









Painel com as fotografias













     O fotógrafo, jornalista, escritor (membro da Academia Linense de Letras), historiador e agente comunitário Manoel Ramires, representou a cidade de Lins no Mapa Cultural Paulista, na categoria Artes Visuais - Fotografia, promovido pela Diretoria de Cultura de Lins que tem como seu Diretor o competente e amigo da cultura linense Francisco Di Mauro Júnior.



     Depois de vencer a seletiva municipal, as obras do fotógrafo Manoel Ramires, seguiu para a vizinha cidade de Guaiçara "Berço das Flores", na Estação Criatividade, um espaço destinado à cultura que tem a frente o dinâmico Diretor Marcelo Garcia, da Diretoria de Cultura e turismo de Guaiçara, onde, disputou com várias outras obras de diversos artistas da região como: Lins, Bariri, Bauru, Jaú, Guaiçara, Itapuí, Lençóis Paulista, Pederneiras, Pirajuí e Promissão, voltando a vencer a etapa regional.
 
Ramires e o ProfessorAntôno Santoro
      E no sábado dia 02 de agosto, aconteceu a cerimônia de encerramento do Mapa Cultural Paulista edição 2013/2014, conforme extensa programação:

     - As 15hs, Palestra e Fórum com o professor Antônio Santoro;

     - Das 16:30 às 17 hs, Coffee Break;

     - Das 17 às 18hs, Comentários do Prof.  Santoro junto aos selecionados no salão de exposição e em todo percurso da mostra;

     - Das 18 às 18:30hs, show artístico;

     - Das 18:30 ás 19:30 hs, premiação;

     - A partir das 19:30hs, Vernissage /Coquetel aos participantes.

     - A mostra continuará aberta ao público até o dia 12 de agosto de 2014, entre às 9h e 22h. na Praça das Artes, avenida São João, 281, centro de São Paulo.


       O Mapa Cultural Paulista foi criado em 1995, e tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicações e com pouca visibilidade no meio cultural.

     Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido. Na fase estadual apresentam-se na capital paulista e ao final, cada expressão artística, a seu modo, circula sua produção pelo Estado. Teatro, Dança, Artes Visuais (Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste mapeamento cultural de São Paulo (texto extraído do catálogo de programa).

     O fotógrafo linense Manoel Ramires já participou diversas vezes do Mapa Cultural Paulista, chegando na fase estadual, por duas vezes; edição 2007/2008 com o tema “Flores que você vê e não Colhe” (10 obras); e nesta edição 2013/2014 com o tema “Um olhar dinástico de sobrevivência” (3 obras).

     Das obras: Três fotografias coloridas, de tamanhos 20 x 30cm.

     Série: “Meio ambiente, uma visão dos dinossauros e humana de sobrevivência”;

     Sequência das fotos: Ar, Luz e Vida.

     As fotos retratam árvores fotografadas de baixo para cima, focando suas folhas no alto. Estas árvores foram fotografadas no Horto Municipal de Lins. 
 
Ramires, Prof. Santoro, Larissa Suzuki e sua mãe (Guaiçara)

Ramires e Toninho Macedo Diretor Cultural da Abaçaí


                              Sequência das Obras fotográficas:
 

                                         Foto nº 1 - Ar
 
                                          Foto nº 2 - Luz
 
                                           Foto nº 3 - Vida
 

     Poesia da obra – por Manoel Ramires: 
    “Existem varias histórias do desaparecimento dos dinossauros da terra. Uma delas e a falta de alimentação. Com as fotos, fotografadas de baixo para cima, mostra a visão dos dinossauros em busca de sua comida no alto das copas das árvores. Como esses animais eram grandes e pesados, eles pisavam nos brotos das árvores e destruíam as novas plantas, mudas, de fundamental importância para sua sobrevivência. A analogia, aqui, nas fotos representadas, nos remete aos dias de hoje, quando a humanidade, andam a velocidade da luz a procura de um novo espaço e, as pessoas sempre correndo em busca do progresso e se esquecem de olhar para trás nas fontes de sobrevivência, quanto, ao desgaste da terra, a poluição dos rios e do ar, e também a falta de humanidade com a vida. E é na sobra de uma árvore que nos revela a verdadeira luz da vida”.







domingo, 20 de julho de 2014

Serviço de "tapa buracos" executados

Benfeitorias e melhoramentos no Paulo Freire e região

Serviço de "tapa buracos" sendo executados
Serviço de “tapa buracos” no Paulo Freire

     Aconteceu neste mês de julho, em meio ao clima da Copa do Mundo realizado no Brasil, o serviço de “tapa buracos” nos bairros; Conjunto habitacional Paulo Freire, residencial Santa Lúcia e Jardim São Vicente.
     O líder comunitário Manoel Ramires no dia 9 de junho enviou  a Prefeitura Municipal de Lins, um ofício protocolado sob º 9396/14, solicitando o serviço de “tapa buracos”, para 248 buracos espalhados pelas ruas dos bairros de nossa região, assim distribuídos: Avenida João Bossonaro, 35 buracos; rua João Vaz de Lima, 81 buracos; rua Álvaro Sampaio da Silva, 34 buracos; rua Orlando Gabanela, 17 buracos;  rua Neuza Terezinha C.Gonçalves, 18 buracos; rua Avelino Lopes, 10 buracos; rua Júlio Boiça dos Santos, 23 buracos; rua Antônio Grassi, 03 buraco; rua Pedro Miranda de Campos, 19 buracos e rua Sérgio A.Quaggio, com 08 buracos.
     O serviço de “tapa buracos” foi feito com qualidade, uma vez que antigamente, a massa asfáltica era jogada no buraco e nivelada com algumas pazadas, o funcionário batia com a pá em cima da massa para fixar e, quando os veículos passam por cima os pedriscos saiam e batiam no fundo cós carros parecendo que estava chovendo, e logo, os buracos voltavam. Agora, os buracos são limpos com jatos de ar, depois recebem a massa asfáltica e uma máquina com rolete passa varias vezes por cima até a base ficar bem firme, lisa e nivelada.

     No dia 16 de julho, foi enviado a Prefeitura Municipal um oficio protocolado sob nº 11217, agradecendo a administração pública pelo serviço  de “tapa buracos” executados nos bairros.

Calçada da rua Minas Gerais foi concluída

Benfeitorias e melhoramentos no Paulo Freire e região

Rua Minas Gerais sentido bairro centro
Calçada da rua Minas Gerais

     A calçada da rua Minas Gerais ao lado da Vila Ester e da Rotunda foram concluídas..
O agente comunitário Manoel Ramires há mais de 10 anos vinha solicitando ao poder publico a benfeitoria da colocação de calçadas em áreas públicas pertencentes a Prefeitura Municipal, em especial a calçada da rua Minas Gerais ao lado da Vila Ester e Rotunda. Agora quanto ao outro lado da via, onde tem um pasto, próximo a Rotunda, o terreno é particular e, isso, compete a administração pública cobrar a obra do proprietário.
     No dia 7 de março de 2013, foi o último oficio enviado a Prefeitura  Municipal, solicitando o serviço de calçamento na rua Minas Gerais (Oficio nº 009/2013).
Rua Minas Gerais sentido centro bairro


     No dia 16 de julho deste ano, o líder comunitário Manoel Ramires enviou e protocolou na Prefeitura sob nº 11216, um oficio de agradecimento da conclusão da calçada na rua Minas Gerais ao lado da Rotunda e Vila Ester. Momento que, também solicita uma rotatória na rua Minas Gerais com o desvio para rua Deolinda Maria de Lima para melhorar o fluxo de veículos em horário de pico.


O asfalto da avenida João Bossonaro chegou

Benfeitorias e melhoramentos no Paulo Freire e região

Asfalto da avenida João Bossonaro
Asfalto da avenida João Bossonaro

     Avenida João Bossonaro do residencial Santa Lúcia, recebeu o asfalto tão esperado pelos moradores.
O asfalto da avenida João Bossonaro foi concluída neste mês de julho/14, uma obra que havíamos solicitada há muito tempo. Mas, os administradores públicos que passaram pela Prefeitura prometeu a benfeitoria do asfalto e o resultado só ficou no papel e na promessa.
     Este era um pedido antigo do agente comunitário Manoel Ramires, que se estendeu através dos jornais, emissoras de rádios, Conselho de Segurança – Conseg, Conselho das Sociedades amigos de bairros – Consab’s, e do Boletim Informativo Paulo Freire, jornalzinho, que circula nos bairros; Conjunto Habitacional Paulo Freire, Jardim São Vicente, Residencial Santa Lúcia e San Fernando.
No ano passado, no dia 5 de março de 2013, com  a presença dos moradores dos bairros, Prefeito Edgar de Souza, presidente da sociedade amigos dos bairros Luiz Marcelo Miranda, imprensa, vereadores, secretários e diretores da prefeitura,  aconteceu na Igreja de Santa Luzia localizada na área central do bairro Paulo Freire, carinhosamente chamada de Cohab Crhis, uma reunião para tratar das benfeitorias e melhoramentos da nossa região.
    O prefeito Edgar, em resposta às inúmeras perguntas, afirmou e prometeu que, o Asfalto da Avenida João Bossonaro seria a primeira obra asfaltica a ser realizado em seu mandato como prefeito em Lins. Na oportunidade foi lhe entregue também uma lista de benfeitorias à serem realizada em nossa região pelo morador Maradona. O agente comunitário e morador do Paulo Freire Manoel Ramires, também enviou à prefeitura 17 pedidos através de ofícios, solicitando benfeitorias e melhoramentos para os bairros, assim como o asfalto da João Bossonaro e ruas adjacentes, tais como: Rua Lupércio Manfre, Rua Fadwa Mikael Adas, Rua Alfredo Oliveira, Rua Casimiro Gonçalves Canha,  Rua Antonio Grassi e Rua Júlio Boiça. Todas concluída, e pertencente ao residencial Santa Lúcia.

Rua Casimiro Gonçalves Canha com Av. João Bossonaro
     No entanto, a nota triste e contrária a essa alegria do asfalto é que, ainda falta finalizar a obra no entroncamento da avenida João Bossonaro com a estrada vicinal Lins Monlevade. Outra, a Avenida João Bossonaro não tem “boca de lobo”, que serve para captar as águas das chuvas. O bairro ao lado, San Fernando, também, não tem “boca de lobo” e sua água de chuva escorrem para o final da João Bossonaro. A quantidade de água em época de chuvas é muita e pode causar grandes danos materiais aos moradores daquela região.

     Em nome dos moradores do residencial Santa Lúcia, parabenizamos o Prefeito Edgar e sua equipe por esse melhoramento,mas temos muito a realizar. 

terça-feira, 10 de junho de 2014

Só 248 buracos no Paulo Freire e Santa Lúcia

Serviço de tapa buracos com urgência


Avenida João Bossonaro no Santa Lúcia, pede socorro


        Segunda-feira, dia 9 de junho, às vésperas da "Copa de todas as copas", palavras da nossa Presidenta Dilma, ainda estamos aqui, brigando por tapa-buracos em nosso bairro. Mas enfim, devemos fiscalizar o nosso espaço físico, para que possamos ter uma melhor qualidade de vida, e a execução desse trabalho deve ser do poder público com rapidez e eficiência..
        Vamos lá! Enviei a Prefeitura Municipal de Lins, um ofício protocolado sob nº 9396/14, solicitando em questão de urgência o serviço de "tapa-buracos", em 248 buracos distribuídos pelas ruas dos bairros: Conjunto Habitacional Paulo Freire, Residencial Santa Lúcia e Jardim São Vicente.
        Veja abaixo a relação das ruas e a quantidade de buracos em cada uma delas.

• Avenida João Bossonaro, 35 buracos.
• Rua João Vaz de Lima, 81 buracos
            • Rua Álvaro Sampaio da Silva, 34 buracos
            • Rua Orlando Gabanela, 17 buracos
            • Rua Neuza Terezinha C.Gonçalves, 18 buracos 
            • Rua Avelino Lopes, 10 buracos
            • Rua Julio Boiça dos Santos, 23 buracos 
            • Rua Antonio Grassi, 03 buraco
            • Rua Pedro Miranda de Campos, 19 buracos
            • Rua Sérgio A.Quaggio, 08 buracos

        O maior constrangimento, vem por parte de que, no final do mês de outubro de 2013, dia 31, entregamos a Prefeitura Municipal de Lins, um ofício de nº 028/13, protocolado com o nº 174101/13, a qual solicitávamos o serviço de “tapa-buracos” em questão de urgência, nas ruas dos bairros, acima mencionado, e até hoje, nada foi feito, isso resume-se em 8 meses. O pior são as brincadeiras, tais como: ...existem buracos nas calçadas esperando a sua hora de adentrarem nas ruas para aumentar a quantidade e trastorno dos transeuntes...

        Para que possamos fazer uma comparação, segue abaixo a relação das ruas e os números de buracos em cada uma delas no dia 31/10/13.

           • Rua João Vaz de Lima, 47 buracos;
           • Rua Álvaro Sampaio da Silva, 26;
           • Rua Orlando Gabanela, 8;
           • Rua Neuza Terezinha C.Gonçalves, 13;
          • Rua Avelino Lopes, 09;
          • Rua Julio Boiça dos Santos, 15;
          • Rua Antonio Grassi, 01;
          • Rua Pedro Miranda de Campos, 14;
          • Rua Sérgio A.Quaggio, 6; e
          • Avenida João Bossonaro, 29 buracos.

        Estamos pintando a rua João Vaz de Lima, em comemoração a festa do futebol, a Copa do Mundo no Brasil, 2014, e em cada um dos buracos, estaremos colocando o nome doa nossos adversários. Nessa vamos usar os buracos como nosso aliados na conquista do Hexacampeonato.
        Os moradores estão tampando alguns buracos com cimento, terra, entulho e pedras. Será que cola!

Moradores tampando os buracos com cimento

Participe, envie a sua mensagem nesse blog.

domingo, 4 de maio de 2014

FRASES DE FELICIDADE


     As frases de Felicidade são feitas para que, possamos refletir ideias e pensamentos de outras pessoas que, também, estão à procura dela. A Felicidade.

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"
(Carlos Drummond de Andrade)

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
(Mahatma Gandhi)

"Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade."
(Georges Bernanos)

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."
(Joseph Addison)

"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente."
(Érico Veríssimo)

"É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor."
(William Shakespeare)

"A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira."
Leon Tolstoi

"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz."
(Segmund Freud)

"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons."
(Carlos Drummond de Andrade)

"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira."
(Johann Goethe)

"As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade."
(William Shakespeare)

"A alegria não está nas coisas, está em nós."
(Johann Goethe)

"A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados."
(Victor Hugo)

"O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros."
(Alexandre Herculano)

"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido."
(Marxwell Maltz)

"A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."
(Immanuel Kant)


Participe! Comente uma das frases.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

FELICIDADE É SORRIR

A Felicidade esta dentro de cada um e se externa através do sorriso. 

     Felicidade é ser feliz. Estado de felicidade. Uma sensação de bem estar e amplo contentamento.
Quanto tempo dura uma felicidade, muito, muito pouco,  ou só um pouco tempo.
     Felicidade é realização.  Felicidade esta ligado diretamente ao bom humor.  Felicidade é prazer.
     O meu amigo Adilson disse: ACREDITE, essa felicidade está "DENTRO DE VOCÊ".....portanto, descubra-se FELIZ!.....” . Caro Adilson, é por esse motivo que dizemos que a felicidade é uma sensação do bem estar, pois ela esta dentro de cada um de nós, na alma e no espírito, no coração e na razão. So assim a felicidade é ampla, quando ela é de dentro para fora. Pois sabemos que tem pessoas que vivem dando risadas mas é somente do lado de fora e La dentro delas há um grande conflito de sofrimento.
     A minha amiga Rô, que saudade! Disse: “ Sério? Nossa pensei que a felicidade estivesse presente em seu lindo sorriso....Acredite tudo está no poder de suas palavras...” Ai Rô você foi no ponto, no alvo, pois a felicidade esta impressa no ser através do sorriso, calmo, honesto e sincero.  Sorrir é o maior gesto do bem estar e de felicidade. Quando a felicidade é sincera o poder da palavra tem um enorme peso.  Você já ouvir falar – aquela pessoa só tem gogó – é isso falta verdade, falta sinceridade e o mais importante falta felicidade.

 Participe, comente!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

ONDE ENCONTRAR A FELICIDADE

Onde encontrar a felicidade 



FELICIDADE[Do lat. felicitate.]. Substantivo feminino
1. Qualidade ou estado de feliz; ventura, contentamento: “Felicidade! Felicidade! / Ai quem me dera na minha mão! / Não passar nunca da mesma idade, / Dos 25, do quarteirão.” (Antônio Nobre, Só, p. 45.)
2.Bom êxito; êxito, sucesso: Desejo-lhe felicidade no seu novo negócio.
3.Boa fortuna; dita, sorte: Foi uma felicidade eu ter chegado a tempo, com o tráfego todo atrapalhado. 

"Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, que, leva o seu nome Dicionário Aurélio e que foi publicado em 1975, pois em seu maior anseio, a preocupação com a língua portuguesa."

Quando falamos em felicidade, sentimos que seu significado é a procura do bem-estar do corpo e da alma, a paz interior, a calma a serenidade.

Aqui, junto com vocês quero descobrir o real significado da felicidade pela psicologia, filosofia, religião e ditos populares. Pois, sabemos que, a humanidade sempre procurou essa tal felicidade.

Frases: Mahatma Gandhi disse: " Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho"

Musica: Felicidade - Fabio Junior.


     Um jeito, um gesto  /  Um golpe de ternura  /  E a vida volta logo pro lugar  /  Uma palavra é uma coisa dura / Só sentimento pode libertar...
     O tempo faz o jogo / Dos desejos / Eu sei que você sabe / Esperar / O dia amanhecer / Por entre os dedos / aí saber que o sonho / É bom demais...
     Felicidade! / Brilha no ar / Como uma estrela / Que não está lá / É uma viagem / Doce magia / E uma ilusão / Que a gente não escolhe / Mas que espera viver / Um dia...
     Felicidade! /Quando estou em sua / Companhia / Brilha no ar! / E nos seus olhos / Me deixou brilhar /          Felicidade! / Eu vejo aquela estrela / Fantasia / Mesmo sabendo que ela não / Está lá...
     Felicidade! / Brilha no ar / Como uma estrela / Que não está lá / Conto de fadas / História comum / Como se fosse / Uma gota d'água / Descobrindo / Que é o mar azul...
     Felicidade!  / Brilha no ar / Como uma estrela / Que não está lá / Conto de fadas / História comum / Como se fosse / Uma gota d'água / Descobrindo / Que é o mar azul / Descobrindo / Que é o mar azul...           Felicidade...

Vamos participar. Participe! Envie sua mensagem! Vamos encontrar essa tal felicidade!