sexta-feira, 31 de março de 2017

31 - Cultive pelo menos uma vez ao ano o pôr do sol

Cultive pelo menos uma vez ao ano o pôr do sol


     O maior espetáculo da vida é o nascer e o pôr do sol, pois, ao nascer nos embeleza com mais um dia de vida, “o presente“ e, ao se pôr, a esperança de um futuro melhor, “a vida”.
     Sempre que o sol nasce, temos uma nova oportunidade de sermos felizes. E, a cada pôr do sol é um dia especial e cheio de inspiração e gratidão.  São únicos e mágicos.
     Antigamente o pôr-do-sol era assim, amarrado por hífen, mas, a partir de janeiro de 2009, entra em cena o acordo ortográfico e descortina o pôr do sol que passa a ser assim sem hífen.
     O sol é uma estrela central do sistema solar ao redor da qual giram a terra e os outros planetas da via láctea. Ele emana luz e calor.
     Quem nunca disse pelo menos uma vez assim, olha o por do sol, que lindo! E, esse momento mágico acontece quando você esta viajando, em descanso ou em paz no coração. Porque no dia a dia, normalmente a nossa imaginação não procura pelo belo que ilumina nossa alma, mais sim pelo bem material e pela sobrevivência do corpo físico.

     Assista pelo menos uma vez ao ano o por do sol, momento impar de amor e paz, e perceberás que os entardeceres nunca se repetem, pois, a cada vez que você o observa, na verdade é você que esta mudando e crescendo.

quinta-feira, 30 de março de 2017

30 - Só ajude quem estiver pedindo ajuda

Só ajude quem estiver pedindo ajuda


     Quando nós ajudamos alguém, desempenhamos um ato de nobreza e de grande felicidade. Porém, sabemos que, temos que ter em mente que, oportunidades para ajudar raramente aparecem, porque, as pessoas se sentem constrangida em pedir ajuda.
     Quando alguém nos pede ajuda, o primeiro passo é de certificar se essa pessoa quer mesmo ser ajudada de fato. Talvez ela só queira falar dos seus problemas, desabafar, reclamar e não quer nenhuma solução. Por outro lado, nunca devemos mudar em nos o espírito de servir e ajudar as pessoas necessitadas nem que seja só pra ouvi-las.
     Muitas das vezes em nosso caminho de vida, vamos encontrar obstáculos, vamos cair e desabar. Então, gritaremos por socorro e, alguém, com certeza, alguém nos ajudará a erguer-nos e a transpor os obstáculos. E, no coração de quem ajuda ocorrerá uma enorme sensação de satisfação e felicidades por ajudar alguém a voltar a caminhar rumo aos seus objetivos em busca do sucesso sejam eles, profissional, pessoal ou espiritual.
     Ajudar é auxiliar pessoa prestando socorro, facilitando, tornando algo mais fácil como acudir os pedidos solicitados, implorados e as suplicas esmolando compaixão.

     Portanto só ajuda as pessoas que estiverem pedindo auxílio realmente para voltar a trilhar no seu destino.

quarta-feira, 29 de março de 2017

29 - Mantenha seu espírito sempre jovem

Mantenha seu espírito sempre jovem


     Falamos e já ouvimos falar assim, nossa como você não envelhece nunca e, ou, como você não mudou nada, quando encontramos algumas pessoas que faz muito tempo que não as vemos. Sabemos que, o nosso corpo físico envelhece a todo instante, pois, o tempo é implacável. Mas, o que a outra pessoa vê para nos dizer que não mudamos nada, é o seu interior, seu espírito e a sua alma através da janela do coração.
     O espírito é o princípio imaterial, alma. Substância incorpórea e inteligente, entidade sobrenatural com sinônimo de ânimo, razão, inteligência, humor, mente, essência e alma, segundo dicionário da língua portuguesa.  Agora, jovem é moço ou moça, de pouca idade; que ainda possui vigor da juventude e, que não tem o espírito amadurecido.
      O corpo e a mente são indolentes e necessitam estar em plena atividade para manter-se jovem e ativo. Por isso, devemos descobrir um dom, um talento, uma atividade para realizar, como ler, escrever, viajar, e muitas outras coisas, que possamos gastar energia.

     A vida não é fácil e temos apenas uma única oportunidade para vivê-la. Então para manter o espírito jovem vamos irradiar alegria, fazer amigos, rir à toa, cumprir metas e aceitar o tempo. Não devemos alimentar mágoas, rancores, rabugice e, em tudo que fazemos realmente fazer com diversão e, não levar tudo tão a sério.

terça-feira, 28 de março de 2017

28 - Pratique exercícios moderados diariamente

Pratique exercícios moderados diariamente


     Exercício é um ato de exercitar, para adquirir vigor, agilidade e ou, aprendizagem em ofícios, artes ou profissões; tal arte exige longo exercício, diz o bom e velho dicionário.
     Praticar exercício faz bem à saúde a alma e ao coração. Agora, umas boas risadas, gargalhadas daquelas de fazer doer os músculos do rosto e da barriga o abdômen, de quase fazer xixi, ou de rolar no chão sem parar, faz muito mais, pois, esta ligada ao bem estar do corpo e, é aquela injeção de endorfina, substância em que o cérebro libera para informar que seu corpo está ótimo, além de, ser um bom exercício para os músculos do rosto e do abdômen. Porém, se você quiser entrar numa academia, nadar, caminhar, correr e andar de bicicleta faça-os com moderação.
     Tem pessoas que fazem exercícios porque não gosta da sua imagem no espelho, e luta contra o corpo o tempo todo; quando na verdade deveria fazer exercícios físicos porque gosta e se sentem bem.
     E, lembre-se que, o exercício físico é para o físico, mas, também temos o exercício espiritual, a oração; o exercício intelectual, a leitura; o exercício da alimentação, a boa saúde; o exercício profissional, o trabalho; o exercício sexual, o amor; o exercício fraternal, a amizade e, eles devem ser praticados todos os dias.

     Exercício físico não é uma formula mágica que vai te transformar da noite para dia, como remédios caríssimos que fazem milagres, mas, vai aos poucos te lapidando e, te transformando num belo diamante. 

segunda-feira, 27 de março de 2017

27 - Leia mais livros

Leia mais livros


     Quando abrimos um livro, um conjunto de folhas impressas e reunidas em volume encadernado ou brochado como diz o dicionário, encontramos escrito dezenas, centenas e uns milhares de letras se congregando e compondo palavras, frases e orações, parágrafos inteiros e, histórias completas, romances, teorias, ficções, prosas, poesias e poemas que tocam a nossa alma e, além disso, ainda melhor, descobrimos um tesouro para o nosso conhecimento, aprendizado e crescimento como seres humanos.
     A leitura é uma fonte inexaurível e rica de puro prazer. Ler um livro é voar na imaginação, viajar, conhecer pessoas, ter novas idéias e, compreender o estado de espírito do autor que parece nos falar, é decifrar o conteúdo escrito de algo por saber reunir as letras, falar, declamar, estudar, proferir, compreender, articular e viver melhor.
     Dia 29 de outubro é o dia do livro. Viva um jeito todo especial, todo novo e divertido de viver todos os dias, lendo, pois, os livros são nossos amigos.
     Aprendemos muito com uma boa leitura e, isso é essencial, mas, se depois soubermos contar a história, ou interpretar para outras pessoas é fundamental e belo. O melhor livro para se comprar é aquele a qual temos desejo, interesse e vontade de abri-lo, conhecê-lo e ter proveito na hora de fechá-lo.

     Nunca empreste um livro, porque ele pode não mais voltar. Nunca tenha uma biblioteca em casa, visto que, os livros são livres e precisam continuar a caminhada ensinando, então, doe os seus livros, pois, a leitura enriquece a alma e o coração.

domingo, 26 de março de 2017

26 - Seja útil e mantenha o bom humor

Seja útil e mantenha o bom humor


     Quando falamos seja útil e mantenha o bom humor, percebemos que,  ser útil é muito penoso. Por outro lado, como manter o bom humor e ser útil ao mesmo tempo.
     O bom humor esta ligado diretamente ao sorriso, a harmonia, ao bom senso, a alegria, ao bem estar e acima de tudo espalha felicidade.
     Sorria e faça com alegria no coração todas as tarefas que lhe for confiada e, a cada dia aprenderá com os erros e os acertos a encontrar o melhor caminho para a felicidade de ajudar e ser útil.
     A palavra humor vem do Latim “humore” que significa a disposição do ânimo que é a condição da alma ou do espírito.
     Para conquistarmos o mundo, o nosso mundo, nossa casa, nossos amigos e familiares, nossa comunidade, enfim, precisamos ter bom humor e um largo sorriso nos lábios, aquele que rasga o rosto de orelha a orelha.
     O bom humor é a principal ferramenta para que possamos levar uma vida em harmonia, com saúde, prazer e alegria. Rir faz bem a alma, ao coração e ao outro! Portanto não economize no sorriso, ria até doer a barriga, fazer xixi, ou perder o fôlego.

     Seja útil e mantenha o bom humor.

sábado, 25 de março de 2017

25 - Cumpra sempre uma promessa

Cumpra sempre uma promessa



     Dizem que promessas foram feitas pra serem promessas cumpridas. Portanto, valorize as suas promessas, seja sincero e, não faça promessas que você sabe que não vai cumpri-las. “Antigamente as promessas eram carregadas de simbolismo e compromisso como; “dou-te a minha palavra” ou, “ Assegura um fio de bigode e tenha a minha palavra” e, tudo isso queria dizer eu te prometo.
     Podemos notar que as duas promessas citadas acima asseguram e fortalecem o compromisso com a palavra. Então, procurei no dicionário o significado da palavra promessa; que é o ato ou efeito de prometer; declaração em que se anuncia a outrem ou a si mesmo uma futura ou intenção de dar, cumprir, fazer ou dizer algo; acordo, oral ou escrito, em que as partes se obrigam a cumprir o estabelecido e, tem sua origem etimológica no Latim Medieval, “promissa”, oferta, compromisso, juramento, pacto e voto.
     As promessas criam no ser humano uma grande expectativa, que algumas pessoas não sabem conviver com elas e, essa expectativa, a ansiedade, a espera, tornam um enorme sofrimento, porque sabemos que, os fracos nunca cumprem uma promessa e os fortes tornam-se escravo delas. Sejamos homens de palavras, tendo boa memória, anotando, compartilhando e falando aos amigos da promessa feita, pois, anotando não te fará esquecer e os amigos sempre te lembrarão.

     Cumpra sempre uma promessa, pois, a promessa só será cumprida quando for cumprida.

sexta-feira, 24 de março de 2017

24 - Lute por aquilo que você acredita

Lute por aquilo que você acredita


     Quando queremos, desejamos e planejamos as coisas acontecem. Mas, não é só isso, as coisas se realizam porque acreditamos e lutamos muito para que isso suceda. Então podemos dizer que somos o que desejamos, planejamos e acreditamos.
     Na verdade, temos que ir além, às vezes, lutar com a gente mesmo e, nesse momento, sairmos da nossa zona de conforto e, não se acomodar, não recuar, saber ouvir a voz do nosso interior e, anotar tudo em uma folha de “sulfite” ou em um caderno, seguir em frente, falar do nosso plano com as pessoas e sonhar, sonhar muito. Mas, agora tudo o que for fazer, e isso, é uma verdade, realize com ética, responsabilidade e respeito a si e ao próximo.
     No dicionário, acreditar significa crer, admitir como verdadeiro, aceitar como real, confiar, reconhecer, concordar e abonar. Enquanto Lutar é brigar, atacar, combater corpo a corpo, disputar uma vitória em relação a outrem e esforçar-se por vencer um obstáculo. Então vamos à luta, acredite!
     Lutar por aquilo que acreditamos requer muito trabalho, pois nos somos instantes de fração de segundos de inspiração e o resto de muito trabalho, trabalho e trabalho.

     Então, vamos aproveitar os nossos momentos de inspiração divina para realizarmos os nossos sonhos e sermos felizes.  Lutar por aquilo que acreditamos realmente. Isso pode fazer a diferença em nossas vidas e na vida das outras pessoas.

quinta-feira, 23 de março de 2017

23 - Elogie as pessoas que você gosta

Elogie as pessoas que você gosta


     Quando elogiamos uma pessoa, estamos vangloriando e enaltecendo suas qualidades e ou seus atributos. E quando tecemos elogios sinceros, honesto e carinhoso estamos ganhado inúmeros benefícios, pois, quando damos elogios, também, recebemos louvores..
     O elogio sempre deve ser espontâneo e vir de uma vontade intrínseca que brota do coração com a finalidade de fazer a quem receba sinta-se bem e melhor.
     Para elogiar uma pessoa, temos que abrir as portas dos nossos corações, momento em que o outro se aloja dentro de nos, para nos enaltecer e aumentar a nossa autoestima.
     Há pessoas que passam a vida inteira sem elogiar as pessoas que as arrodeiam. Então, cai sobre si à tristeza, perdem a motivação, sempre são negativas e não tem nenhum plano ou projeto de vida. Tudo isso, porque, simplesmente não se doam a proferir um elogio, portanto não recebem nenhum tipo de louvor, e sua autoestima é extremamente baixa.
     Em um livro ou palestra de autoajuda nos ensina a amar, respeitar e abraçar as outras pessoas, além de dizer elogios e, como uma mágica, passamos a ganhar confiança, força e coragem para levantar e seguir o caminho que a vida nos direciona.

     Elogie as pessoas que você gosta e ama!

quarta-feira, 22 de março de 2017

22 - Dê o melhor de si no seu trabalho

Dê o melhor de si no seu trabalho


     Todos nos temos sonhos, desejos e objetivos. Para alcançá-los, precisamos trabalhar e muito. Tem um ditado popular que diz: O trabalho dignifica o homem, isto é, enobrece, engrandece e torna-o digno.
     Por outro lado, o trabalho é uma constante rotina que a cada dia espalha em nos conhecimento, dedicação, prazer, equilíbrio, competência, força e alegria.
     No velho e pouco usual dicionário Aurélio, o trabalho significa, Dar determinada forma a; Fazer ou preparar algo para determinado fim; Rever ou refazer com cuidado; Treinar ou exercitar para melhorar ou desenvolver; Fazer algum trabalho ou tarefa; Formar idéias ou fazer reflexões; e Exercer uma atividade profissional.
     A palavra Trabalho vem do Latim “tripalium” que era um instrumento romano de tortura, formado por três (tri) paus ou madeira (paliu), usado para os cavalos que não deixavam ferrar, pôr ferraduras, e no original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que mais sofriam as torturas no tripalium e, assim quem trabalhavam naquela época, eram as pessoas destituídas de posses. De esta forma trabalhar significava ser torturado. Alguns ditos populares: osso duro de roer, serviço, labuta, lida, batalha, matar um leão por dia, trampo, etc.

     Agora para você ser bem-sucedido na vida pessoal e familiar, tem que trabalhar e dar o melhor de si. Valorize seu trabalho e, faça-o com prazer e a recompensa é o sucesso, pois o trabalho é a felicidade de ter o que fazer!

terça-feira, 21 de março de 2017

21 - Peça sempre por favor

Peça sempre por favor


     Como é bom ouvir a frase, por favor, duas palavrinhas que fazem bem aos nossos ouvidos. Tanto quanto pra pedir ou fazer um favor. Por favor tem um grande significado que quer dizer, gentileza, obséquio, amabilidade, amizade, delicadeza, simpatia, bondade, proteção, fineza,  cortesia e respeito.
     No dia a dia podemos fazer várias experiências com referência ao tema de hoje e, uma delas pode ser assim, dessa forma; se pedirmos a uma pessoa que nos faça um favor, um pequeno serviço, ou um benefício enfim, algo correspondente as nossas necessidades, com certeza essa pessoa vai se prestar a fazer. Porém, se ao contrário, pedirmos as mesmas coisas, agora,  com educação, delicadeza, amabilidade e, pronunciando as palavras, por favor, notaremos que, a pessoa vai fazer o mesmo trabalho, o mesmo serviço, mas, com um grande diferencial, ela irá fazer com carinho, com alegria e sorrindo.

     Portanto, peça sempre, por favor, por gentileza, por obséquio, mas, com respeito e, a pessoa lhe fará de maneira voluntária, sem imposição, com desinteresse, com boa vontade, benevolência e gentileza.

segunda-feira, 20 de março de 2017

20 - Diga eu te amo

Diga eu te amo


     Quando falamos, eu te amo, o nosso mundo fica mais surpreendente. Conseguimos transpor ou mover montanhas, atravessar rios e oceanos. Ficamos bobos, rimos à toa, cantamos, dançamos, pulamos e falamos sozinhos.
     Amar é viver a vida em plenitude amando a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a si mesmo. Ainda dizem que o amor é cego, digo, que amar  é viver sim, cego não, porque, amar é ver com os olhos da alma.
     Sabemos que o amor é uma escolha que, independe de nos, de repente, estamos entregando nosso tempo, doando-o por inteiro, através de uma oração, uma palavra, escrevendo uma carta, uma mensagem no “whatsapp’  ou basta um telefonema, um “emeio”, um grande abraço, um enorme beijo com a frase Eu te amo! Percebemos que o amor é uma atitude, muito mais do que apenas um sentimento de afeto, amizade, adoração, zelo, cuidado ou devoção.
     Em uma aula de Liderança, oratória e valorização humana, o professor explicou que na Grécia antiga, o amor era dividido em três partes, sendo; O amor Philéo, o amor da amizade, amor entre irmãos e fraternal; O amor Eros, que é o amor sexual entre um homem e uma mulher, erótico, amor físico e; O amor Ágape, o amor que Deus tem por nós, o amor Divino e incondicional.

     Diga eu te amo, sempre.

domingo, 19 de março de 2017

19 - Ame o próximo como a si mesmo

Ame o próximo como a si mesmo


     Dizem que para amar o próximo temos que em primeiro lugar amar a nos mesmo. Por outro lado, temos que ter muito cuidado, porque, o ser humano é um ser egoísta, egocêntrico e ridículo às vezes porque tem medo de dizer “Eu te amo” com palavras vindas do coração. E a conclusão à que chegamos é que, não devemos só amar, mais, sim praticar esse amor, doar-se, torná-lo verdadeiro.
     Podemos ser ricos, inteligentes, ter boa aparência, bom caráter e mesmo assim, com tudo isso, não impressionar, não inspirar as pessoas, porque no fundo mesmo, falta o amor. E, amor aqui é aquele verdadeiro, brilhante, vibrante, que torna-nos indispensáveis e nos faz visível com características simples como, um enorme brilho nos olhos e um sorriso de orelha a orelha que aquece o coração e renova a nossa fé e a esperança nas pessoas.
     Hoje em dia vivemos lutando em busca da superação, liberdade, sucesso e felicidade. E, às vezes, nem nos importamos com quem esta do nosso lado no caminho da vida e, portanto, vamos olhar mais para os lados e amar a quem nos rodeia.

     Ame o próximo como a si mesmo!

sábado, 18 de março de 2017

18 - Abra a janela do seu coração

Abra a janela do seu coração


     Abrir a janela do seu coração é interagir com o mundo externo. Mas, não debruce no parapeito a própria parede, ou fique preso olhando a vida passar, vá e interage com o descobrimento do novo e belo conhecimento, ora descoberto e, deslumbre a vida.
     A vida é maravilhosa e cheia de beleza, sublime perfeição a nossa frente, visível e invisível, a luz, o vento, o cheiro, a chuva, o sol, a lua, o dia, à noite, o frio e o calor pairando no horizonte.
     A janela é uma abertura a meia altura que nos permite a entrada de ar e claridade e também nos possibilita a ver o lado de fora como ele acontece.  Abri-la, é descerrar e descobrir. E o coração os nossos sentimentos.
     Tem coisas que só podemos ver com o coração, por exemplo, o amor. Por isso devemos, cuidar, investir e arrumar o nosso coração como nos arrumamos para sair, como cuidados com os cabelos, roupas ou bens material, tais como casa, carro, etc.

     Hoje é um dia especial, nascemos novamente, a cada dia, todos os dias, então vamos fazer uma faxina interior e sentir o esplendor da vida, pois o paraíso é ter paz no coração. E, abrir a janela do coração é estar feliz, alegre e contente.

Comente!
Participe!
Dê sua opinião!

sexta-feira, 17 de março de 2017

17 - Quem ama perdoa

Quem ama perdoa


     Quando ouvimos a frase, “quem ama perdoa”, o nosso pensamento, logo, exterioriza pessoas próximas de nossa convivência, família e amigos.
     Podemos fazer aqui dois comentários, em primeiro lugar, quem ama não tem tempo para ficar preso em ressentimento, raiva, e sofrimentos. E, o outro, quem perdoa, mantém o coração puro de todo o mal e livre dos pesadelos.
     Mas, agora vamos falar de nós, do “eu” que existe dentro de cada um de nós! Perdoar-se a si mesmo é a coisa mais maravilhosa do mundo e, faz você tornar-se um ser melhor e feliz.
     Quem ama nada cobra, nada exige e nada guarda de sentimentos negativos, pois amar é uma virtude. Há momentos na vida em que perdoamos alguém porque queremos e temos a necessidade desse alguém em nossa vida.
     Amar é adorar, ter afeição, gostar exageradamente e apaixonar-se. E, perdoar é desculpar, não cobrar e absolver. Quando nos enchemos de coragem e pedimos desculpas, tornamos a quem recebe o pedido a pessoa mais forte do universo e, juntos seremos mais e muito mais bem-aventurados.

     Quando perdoamos alguém ganhamos paz interior e, as flores do caminho se abrem e o mundo fica mais feliz.


Compartilhe!
Deixe seu comentário!

quinta-feira, 16 de março de 2017

16 - Seja entusiasmado

Seja entusiasmado


     Entusiasmo é aquele calor que nos abrasam por completo e nos transporta a fazer algo com a força infinda que abrolha da alma.
     O ser entusiasmado são aqueles que acreditam em si mesmas e, em sua capacidade de transformar sonhos em realidades, a vontade e o desejo de mudar para melhor o seu mundo, o seu arredor para uma boa qualidade de vida a todos.
     Portanto entusiasmo é agir com determinação, vontade de vencer, criar desafios, planejar, ter sucesso, satisfação, prazer, alacridade, alegria, desfastio, jovialidade, contentamento e acima de tudo acreditar em nos e em Deus primeiramente. Pois, tudo posso naquele que crê e age!
     A palavra entusiasmo vem do Grego, “enthousismos”,  que significa ter um deus interior ou “estar possuído por Deus”. Entusiasmo é a força da alma. Então, olhe para dentro de você e, veja como és um ser maravilhoso, certamente limitado, mas, capaz de fazer e produzir coisas belas e fantásticas.

     Seja entusiasmado para buscar a todo instante um motivo para vencer e ser feliz na vida.

terça-feira, 14 de março de 2017

14 - Diga sempre muito obrigado

Diga sempre muito obrigado


     Sabemos que o homem não nasceu para estar só no caminho pela estrada da vida. Devemos sim, plantar flores por onde passamos, para que, quem vem depois de nós encontre um mundo melhor.
     Não estamos sozinhos nesse mundo, pois, é só observar que, em todos os momentos, estamos precisando de alguém para caminhar juntos, para nós levantar ou para que nós os levantemos-os.
     Nesse momento o importante é expressar nossa gratidão, é hora de dizermos; muito obrigado! E isso é primordial. Vamos refletir um pouco, pois, a cada dia que nos é concedido a vida é uma dádiva de Deus, uma grande oportunidade de podermos transformar os nossos sonhos em realidades.
     E, é essa gratidão que nós faz acreditar e perceber que não estamos simplesmente sozinhos na nossa jornada de vida.
     Diga sempre muito obrigado e se possível dê um aperto de mãos firme e um enorme sorriso, pois, isso, não tem valor.
     A palavra, obrigado, como forma de agradecimento, vem do Latim, “obligatus”, ligar, amarrar. Fico ligado ou amarrado pelo favor que você me fez. Já a palavra gratidão, significa graça, do Latim, “Gratia”, que é um reconhecimento agradável.

     Dizemos muito obrigado porque nos sentimos no dever de agradecer a um favor, uma sutileza e uma delicadeza. Muito Obrigado!

segunda-feira, 13 de março de 2017

13 - Cultive uma voz baixa e suave

Cultive uma voz baixa e suave


      Muito já se tem dito, comentado e debatido que o homem é um animal social e político e, uma das coisas que diferem de outros animais é que temos o dom da fala.
     A voz que nós emitimos é pura energia e muita vibração.  Ela transmite emoções, sentimentos como o nosso bem-estar, tranqüilidade, nervosismo, verdade e mentiras, tristeza e alegria.
     Quando falamos aqui baixa, não quer dizer muito baixa e lenta demais, pois pode indicar insegurança, medo, timidez ou quem sabe vontade de não querer falar.
     Agora, a voz alta, estridente é um grande desconforto para quem a ouve, mas, pode indicar também que a pessoa é insegura, ansiosa, desequilibrada, ou usa da voz alta para dominar o outro.
     A voz baixa e suave, é calma, agradável, de se ouvir. Faz bem para quem fala e para quem ouve. Transmite tranqüilidade, equilíbrio e educação.

     Você já ouviu a sua voz e, já percebeu que parece diferente em vários momentos, assim, pela manhã, à tarde e quando cantamos no banheiro ou quando lemos um livro em voz alta. Em todos estes exemplos precisamos buscar o senso comum com harmonia, pois a sua voz é única e nela mostra muito do nosso caráter.

domingo, 12 de março de 2017

12 - Dê um aperto de mão firme

Dê um aperto de mão firme


     Um simples gesto como um aperto de mão firme, nos revela com clareza, uma forte influência na relação entre as pessoas. É você se apresentando diante de outra pessoa e se conhecendo, e nesse momento percebemos que, um sorriso sempre acompanha um aperto de mão.
     Se apertarmos fraco demais, transmitimos insegurança, falta de confiança e medo. Por outro lado, ao apertar a mão, não seja apresado, relaxa, sinta a outra pessoa, enquanto isso a olhe nos olhos, de um tempo antes de soltá-la.
     Lembre-se que o aperto de mão sempre que convém deve-se vir acompanhado de um belo sorriso e, de palavras gentis, elegante e firme, que em sua entonação valoriza o outro.
     Quando falamos em aperto de mão firme, não quer dizer, apertar com força a ponto de  tomarmos remédio contra dores. Mas, sim, um aperto de mão com sentimento, entusiasmo, sinceridade com uma vibração que transmite a vontade de viver bem.
     Através do aperto de mão acontece uma troca de energias positivas.

     Independentemente, se o nosso aperto de mão for forte, firme, frio, quente, curto, demorado, suave, frouxo, fraco, não importa, o importante é cumprimentar o outro mantendo uma distância próxima, olhando sempre nos olhos e sorrindo sempre.

sábado, 11 de março de 2017

Inauguração da Biblioteca Manoel Ramires de Lins




BIBLIOTECA MANOEL RAMIRES DE LINS


"Ler é adquirir conhecimentos que nos faz crescer e viver melhor" (Manoel Ramires)

Veja como ficou fácil adquirir um livro para sua leitura diária.

     Através do blog: Manoel Ramires de Lins,  no título: Biblioteca Manoel Ramires de Lins, você vai encontrar muitos livros e com certeza um deles vai te despertar o interesse da leitura. 

a)  - Escolha um livro que você gostaria de ler;
b) - Abra a janela dos comentários e coloque o seu E-mail e o número que segue a frente de cada livro, ou envie uma mensagem para o Email: manoelramires@hotmail.com. ;
c) - Entraremos em contato para pedir o seu endereço para correspondência para enviar-lhe o livro;
d) - Não haverá nenhum custo para você. Você receberá o livro em sua casa gratuitamente;
e) - Não cobraremos nenhuma taxa;
f) - Você só poderá pedir um livro de cada vez;
g) -  Após a leitura do livro você deverá:
       - informar-nos que você já terminou a leitura ou:
       - Se você tiver alguém da família ou amigos que queira ler é só nos informar, quem é a pessoa e passar o livro para ela. Com isso, seguiremos o percurso e a viagem do livro.

Agora acesse nosso blog, escolha o livro de sua preferencia, entre em comentários ou pelo Email acima citado e coloque o número a frente do mesmo e recebera o livro em casa. Boa leitura.

Coleção de livros em nossa Biblioteca:
(Número do livro, Nome do Livro, Autor, Editora, Cidade e ano de publicação ou reedição.

Coleção de Livros  001


001O CortiçoAluísio AzevedoPaulusSão Paulo2002
002Um violino para os gatosLucius de MelloMalteseSão Paulo1995
003As flores que planteiJosé Alves RamalhoFranciscanaSão Paulo
004Microfísica do poderMichael FoucaultGraalRio de Janeiro1979
005Raios X da mente humanaFauze KfouriPallottiSanta Maria-RS
006Vigiar e punirMichael FoucaultVozesPetrópolis1977
007Ainda um começar de esperançaManoel RamiresRaizLins1999
008Horizonte perdidoJames HiltonAbril CulturalSão Paulo1980
009Paulo Freire uma história de vidaAna Maria A. FreireVilla das LetrasIndaiatuba06
010O sucesso não ocorre por acasoDr. Lair RibeiroModernaSão Paulo1999



Coleção de Livros  002



011O Sol Também se LevantaErnest HemingwayAbril CulturalSão Paulo1981
012Comunicação e Cultura BrasileiraVirgílio Noya PintoÁticaSão Paulo1989
013O Pensamento vivo de SócratesEduardo de A.NavarroMartin ClaretSão Paulo
014Engels A orig da família...Friedrich EngelsEscalaSão Paulo2006
015100 Crônicas-O estado de S.PauloMario PrataCartazSão Paulo
016Erasmo Elogio da LoucuraErasmo de RotterdamEscalaSão Paulo1977
017Nietzsche O AnticristoNietzscheEscalaSão Paulo1999
018O Dia do ChacalFrederick Frederick ForsythAbril CulturalSão Paulo1980
019O Poder Cósmico da MenteJoseph MurphyRecordRio de Janeiro1965
020Para Gostar de EscreverFraco & MouraÁticaSão Paulo2000




Coleção de Livros  003



021O Mundo de SofiaJostein GaarderCia.Das LetrasSão Paulo1995
022O Pensamento vivo de Da VinciEide M.Murta CarvalhoMartin ClaretS.P.1986
023O Grande ConflitoEllen G. WhiteCondensadaSão Paulo
024Nova Antologia PoéticaMario QuintanaGloboSão Paulo2007
02513 contos da MitologiaFlávio Moreira da CostaEdiouroRio de Janeiro
026A Revolução dos CampeõesRoberto ShinyashikiGenteSão Paulo1995
027A idade da razãoSartreAbril CulturalSão Paulo1979
028Psicologia da aprendizagemGérson Marinho FalcãoÁticaSão Paulo1989
029O melhor do romance Contos e CrônicasNelson RodriguesCia.das LetrasSP93
030AntipsicologiaDr. Wilson Coutinho JúniorDom QuixoteGoiânia1984






Coleção de Livros  004


031Conhece-te a ti mesmoWalter J. AlbersheimRosacruzCuritiba1985
032Tao te kingLao-TseAlvoradaS.P.1990
033Para gostar de Ler - Vol.IVLuís Fernando VeríssimoÁticaSão Paulo
034Saúde da MulherJosé Aristodemo PinottiContextoSão Paulo1998
035Pode quem pensa que podeLauro TravisanMenteRS1989
036As Grandes profecias de NostradamusKurt AllgeierEdiouroRJ1983
037Um jeito de ser felizRichard SimonettiGráfica São JoãoBauru1990
038O corpo falaPierre Weil e Roland TampokowVozesRJ1975
039Cadeira de balançoCarlos Drummond de AndradeJ.OlímpioRJ78
040Coleção 30 minutosDiversos AutoresClioSP1997



Nossos colaboradores:
Pessoas e Empresários que acreditam nessa proposta de melhorar o nosso universo. E, só podemos melhor a nossa vida e a dos outros próximos de nós adquirindo conhecimentos e Boa Leitura.




  

   Manoel Ramires, capricorniano, atua profissionalmente como Fotógrafo Técnico Pericial da Superintendência  da Policia Técnico-Científico, pertencente a Equipe de Pericias Criminalísticas de Lins; Professor de história; Repórter fotográfico; Escritor, autor do livro: "Ainda um começar de esperança - Editora Raízes de Lins; Expositor fotográfico; Palestrante; Orador; Jornalista; Membro do CONSEG - Conselho de Segurança de Lins; Acadêmico e membro da Academia Linense de Letras de Lins.

    No sábado, dia 14 de maio, de 2016, ás 18hs, na Casa da Música de Lins e também, local da sede da Academia Linense de Letras de Lins - ALL, esse projeto da Biblioteca Manoel Ramires de Lins, foi apresentada aos acadêmicos presente sendo aprovado por todos e pela Presidenta Silvani Daruiz.

E, hoje, dia 11 de Março de 2017, encontra-se inaugurada, às 15 horas, com o depoimento em público de Manoel Ramires em seu discurso na Formatura dos alunos, a qual também me incluo, no Curso de Liderança, Oratória e Valorização Humana, patrocinado e apoiado pelo ICUAT - Instituto Cultural Universitário A Tocha e a  ALL - Academia Linense de Letras.

"O nosso mundo (família, amigos, sua Casa, o bairro, município, estado, o Pais,  o Universo), só vai mudar se houver educação, conhecimento, e o desejo de mudar."       Manoel Ramires

11 - Agradeça o dia de hoje

Agradeça o dia de hoje


     Sabemos que hoje é um dia especial na vida de cada um de nós, pois, cada manhã, tudo em nossa volta se transforma, se modifica, então, logo cedo, agradeça pelo lindo dia de hoje como uma enorme bênção que o Senhor nos dá.
     Agradeça sempre pela vida que temos, ela é única e isso faz a diferença para que possamos seguir em frente o nosso caminho alegres e felizes.
     Vamos cultivar os bons momentos, os amigos a família como uma planta que deve ser regada todos os dias. Começamos hoje um novo desafio de vida que, pode ser; aquele regime que nunca sai do papel e da nossa mente, algo pessoal. A compra do carro, da casa, da TV de 42 polegadas, produtos de bens e imóveis; encontrar o caminho da nossa religião, um momento espiritual e, fazer novos amigos e celebrar a vida.
     Vamos parar de ficar reclamando, pois pensamentos bons, positivos e alegres nos trazem e atrai coisas boas. Lembre-se que, cada dia é um novo dia e, o que passou, passou!

     Não se esqueça de agradecer sempre, pois agradecer é demonstrar ou expressar gratidão; oferecer graças; reconhecer; recompensar; retribuir; presentear a vida e o dia de hoje com um lindo e belo sorriso.

sexta-feira, 10 de março de 2017

10 - Crie esperança

Crie esperança


     A esperança precisa ser gerada por meio de uma expectativa, para desenvolver-se e crescer, momento de maturidade e realização.
     A vida é um dom de Deus a qual nos foi dada para sermos e vivermos felizes. E, esta felicidade esta na esperança que nasce todos os dias, quando acordamos e abrimos nossos olhos. Mas, a esperança sozinha não produz, ela precisa ser criada, inventada, fabricada, gerada, desenvolvida e confiada.
     Se vocês ainda não tem um objetivo, uma meta, a curto, médio e longo prazo, criem uma esperança agora, de um caminho de paz, de um bem material, de fé, de alegria e, de felicidade.
     Crie expectativas boas para sua melhor qualidade de vida. E, um conselho bom é que, faça as coisas acontecerem, não fique parado esperando que as aconteçam.
     A esperança nos faz ter desejo, vontade e fé de continuarmos acreditando num mundo melhor e de pessoas felizes.

     Lembre-se que, o pensamento, a todo o momento, tem a função de cria; já o desejo assume a tarefa e a responsabilidade de atrair; e a fé é o exato instante momento da esperança, é o ápice do sucesso é a realização. Portanto ter esperança é ter fé sempre! Crie esperança!

quinta-feira, 9 de março de 2017

09 - Tenha paciência

Tenha Paciência


     Para sermos felizes e trilhar todo o caminho da vida com sucesso, precisamos aprender a ter paciência, principalmente, ter paciência  com nós mesmos. Pois, poucas pessoas a têm e, é sabido que paciência é sabedoria, é saber o momento exato dos acontecimentos das coisas e não se desesperar frente a um obstáculo.
     Sabemos que o caminho para o sucesso das pessoas esta diretamente ligada á dedicação que elas têm em alcançar os teus objetivos.
     Mas, para chegarmos a essa vitória necessitamos de muita persistência, fé e paz no coração
     Dizem que a paciência é a arte de esperar e, além disso, a calma, a tranqüilidade, o equilíbrio e a serenidade te guiarão para a felicidade.

     Tenha paciência consigo mesmo para alcançar teus objetivos.

quarta-feira, 8 de março de 2017

08 - Olhe as pessoas nos olhos

Olhe as pessoas nos olhos


     Sempre ouvi dizer que os olhos são os espelhos da alma e, neles refletimos todo nosso interior. Mas, comentam também que, é neles que passam toda a verdade que vem do coração.
     Por isso, que, em algum momento, necessitamos de pessoas amigas, companheiras que, olhem dentro dos nossos olhos e, ouçam as nossas vozes com calma, paciência, tranqüilidade e que, no final nos compreendam e nos diga a verdade.
     Olhar é fitar, mirar, contemplar, encarar, examinar e observar. Com o olhar podemos julgar ou proteger, amar ou odiar, sentir e realizar, enfim, viver.

     Aproveito esse momento para parabenizar a todas as Mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, pelo seu sorriso, sua coragem, simpatia, seu encanto, e principalmente pelo seu olhar que, hoje compreendo; Olhar de Mulher Mãe, Mulher Amiga, Mulher Companheira, Mulher Amada e Amante, Mulher Irmã, Mulher Parente, Mulher Conhecida e Desconhecida,  Mulher Esposa, Mulher e Mulher. Parabéns a todas vocês e pelo encantamento e colorido que dão ao mundo em que vivemos!

terça-feira, 7 de março de 2017

07 - Saiba ouvir

Saiba ouvir


     Para ouvirmos precisamos parar, pensar, silenciar, calar, respirar, refletir, raciocinar e relaxar.
     Agora, em silêncio ouvindo meu interior, algumas frases, se formaram em minha mente. E no silêncio ouço somente as teclas do “notebook” e vejo as palavras se formando no monitor a qual repasso pra vocês:
     Lembre-se, Deus nos ouve no silêncio da oração.
     Uma criança para começar a falar, ela silencia e ouve.
     Há pessoas, ditas ignorantes que, em meio a um discurso, não sabe ouvir e interrompe o interlocutor antecipando sua fala e suas palavras, assim como aquelas pessoas que diante de um filme, de uma novela, de um livro vão à frente narrando às cenas que virão.
     Observamos com carinho que temos apenas uma boca que é pra falar pouco e duas orelhas para ouvir muito.
     Às vezes o silêncio fala e consente.
     Faça experiência. Fique em silêncio e tente ouvir o ruído, o barulho mais longe que puder ouvir e se possível identifique-o!
     Algumas pessoas em conflito emocional, não precisam de seus conselhos, ela só precisa de um amigo que saiba ouvir o que ela tem pra falar.
     Para aprendermos a ouvir o silêncio, o canto dos pássaros, as folhas balançando dos coqueiros, o barulho da chuva caindo no telhado, a música, o outro e a si mesmo temos que nos calar.

     Você já ouviu a si mesmo? Saiba ouvir.